segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Mentes Criminosas

«O que é uma Mente Criminosa?»
Esta serie baseia-se nos comportamentos do assassino e da própria vítima. Através do perfil destas conseguem antecipar o próximo passo. Estes investigadores ao contrário de outros baseiam-se em factos psicológicos.

A sua pesquisa realiza-se de dentro para fora, não através do exame das provas no laboratório, mas estudando o comportamento do assassino, tanto no local do crime como no lugar onde ele vive ou trabalha, com a finalidade de saber como pensa e como vai agir. Podemos ainda realçar que esta equipa de investigadores só é chamada quando os casos são de base psicológica, nomeadamente os Serial Killers. Serial Killer é um individuo com perturbações de ordem psicológica em que escolhe as suas vitimas, na maioria das vezes com intuído de vingança. Estes estudam até à exaustão as vítimas. Os motivos que os levam a cometer estes crimes podem estar relacionados com temas místicos/religiosos e datas ou dias específicos que só fazem sentido para o próprio.
Para que esta investigação seja possível temos um grupo de investigadores cada um especializado na sua área. Como por exemplo: melhor analista de comportamentos do FBI; um psicólogo; um especialista em crimes obsessivos; uma agente especial com experiência em crimes sexuais; uma informática, entre outros.
O público gosta deste tipo de séries porque são cativantes, misteriosas e levam-os à expectativa. Esta série tem tido tanto sucesso devido a estudar os crimes mais numa perspectiva humana deixando as provas forenses em segundo plano.



Catarina Marçal
Catarina Nascimento
Rita Martins

6 comentários:

Anónimo disse...

É uma série do caraças!!

O enredo de Criminal Minds é dos mais entusiastas que já tive a oportunidade de ver em séries americanas e os factores psicológicos que abordam também são interessantes.

Aconselho

Mimi disse...

Pessoalmente gosto muito desta série. porque apesar de parecer aparentemente parecida com o CSI, tem bastante diferenças interessantes, e que nos leva a um campo diferente, a uma área onde abrangem diferentes aspectos, investigação partindo de pontos diferentes...

Anafinha disse...

Bom, eu não gosto nada desta série. É demasiado irrealista e parecida e outras 1001, tambem nao gosto do excessivo dramatismo dos actores..
A

Obi disse...

Esta série é daquelas que nos obrigam a pensar. Que nos deixam tentar adivinhar quem é o assassino e que no fim há uma reviravolta que nos finta e o assassino é uma pessoa completamente diferente.

Gosto bastante de ver estes "Profilers" em acção. Que são o que eles fazem. Traçam o perfil do assassino.

Há um teste psicológico muito usado nos estados unidos que é assim:

Querem saber se têm pensamento psicopata. Façam o teste abaixo:

Obs: Esse é um teste psicológico verdadeiro.

É a história de uma rapariga que durante o funeral da sua mãe, conheceu um rapaz
que nunca tinha visto antes.

Ela achou o rapaz tão maravilhoso que acreditou ser o homem da sua vida.

Apaixonou-se por ele, mas nunca mais o viu desde aquele dia.

Dias depois, ela matou a própria irmã.

Pergunta:
Qual o motivo da rapariga ter matado a sua própria irmã?

Agora, pensem na resposta, memorizem ou escrevam num papel. A resposta correta está mais a baixo, mas tentem responder antes de a lerem. Se erraram, parabéns! Os vossos amigos ficaram felizes com isso, mas se acertarem vocês têm um forte indicio psicopata… hehe…

--------

Esse é um famoso teste psicológico americano para reconhecer a mente de "Serial Killers". Muitos assassinos presos acertaram na resposta.

Resposta correta: Como o rapaz foi ao funeral da sua mãe, ela esperava que o rapaz pudesse aparecer de novo no funeral da sua irmã.

Os psicólogos explicam esta resposta dizendo que na mente de um psicopata os meios justificam os fins.

Susana Seita disse...

"Mentes Criminosas" é uma série fascinante, repleta de mistérios e comportamentos a desvendar. Eu não perco um episódio, isto porque a série é bastante envolvente e atraem o público atravês do supense do crime cometido. "Mentes Criminosas" é uma série diferente do "CSI", e de outras. Enquanto a série "CSI" está virada para a investigação do crime ocorrido, "Mentes Criminosas" investgiga o crime mas sobretudo analisa o comportamento do criminoso. A série "Mentes Criminosas" inclui especialistas que estudam o comportamento dos criminosos nas cenas dos crimes, onde tentam desvendar o estado psicológico do criminoso.

Ana Rita disse...

Não, não é igual ás outras. Aqui são profilers, não sao Csi's, não são matemáticos, etc. E não me parece que haja aqui algum dramatismo, basta compararem com o CSI Miammi.
Para mim, é uma série muito boa, bem construida, com temas muito interessantes. E talvez seja isso que a torna tão cativante.