quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Nike vs Adidas

Abordei na aula de hoje (13-11) as semelhanças entre os anúncios publicitários televisivos das companhias multinacionais desportivas Adidas e Nike. A humanidade que ambas tentam divulgar parece ser o Principal Diferencial, já que a qualidade dos produtos que disponibilizam parece ser semelhante.

Aqui vos deixo os anúncios que referi na aula, uns dos meus favoritos, seguramente.


Este primeiro chama-nos a atenção para as limitações que, enquanto seres humanos que somos, todos temos. Quanto a mim, dar protagonismo àqueles que não o costumam ter – muitas vezes pelo facto de não ficarem em primeiro lugar – e aos infortúnios que podem ocorrer numa prova desportiva foi uma aposta ganha quanto à qualidade deste anúncio. A música é Hurt, de Johnny Cash.


Este, também da Nike, mostra, como o slogan inicial diz, que tudo o que precisamos está dentro de nós, sublinhando o potencial que o Homem e a Natureza (que aqui partilham espaço numa harmoniosa comunhão) têm. Não existem limites para aquilo que queremos alcançar e, para transmitir isso mesmo, a Nike coloca, no final do anúncio, um conhecido desportista que, mesmo após ter perdido as pernas num acidente, continua a correr (com a ajuda de umas próteses especiais). A música é All These Things That I’ve Done, dos The Killers.


Finalmente o anúncio da Adidas. Escolhi este, de 2006, porque os mais recentes têm sido mais direccionados para o futebol. Porém, a filosofia é a mesma: convidar desportistas famosos. Desta feita foi o basquetebolista Kevin Garnett que se vê desempenhando vários papéis diferentes e insólitos. Nada é impossível.

Sem comentários: