quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Vídeo Institucional
O conceito da empresa está muito bem trabalhado.
http://www.mixer.com.br/site/por/index.php
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
different colours ... different interpretations ...
"Every stain has a beginning"
and an END ... PERSIL

for detergent is watchless boring?
... whiles she takes the
Cannes Prizes ...
hm m m....... ? ?

an ingeniouse, creative image ... this is another product that involve other conotation ...
is an complex interpretation that edify an mental construction about the car, product that already existing and another one an milk pack,
so, we see that this publicity cover and achieve more than one objectives ... they make their advertising more effective ...
because ... is not only structural attractive, from all containing aspects,
but it also begins useful....
... with very exciting slogan ~
" For every kind of lead "
so ...what comes next ?
. . . .
Redundancy – institutional interests or public approbation
RTP2 is the second TV-channel which aims mainly on intellectual content broadcasting programs without interruption. This is essential for a good TV channel and its survival in the media world. In the same time RTP2 has a very diverse and complex television content which includes advertising, TV series, documentaries, children’s blocks and daily talk-shows. A closer look at the content of the channel raises some questions of whether its purpose is as it looks or it has deeper meaning and interpretation.
In the overview we see that there are so many programs that reach only a middle part of the audience. I can say that it’s a quiet evident form of a refusing to reflect any other realities. Sometimes it is called a dozen of unbalance, even though there are plenty of possibilities to broadcast more entertainment information on one hand, on the other hand we found other important set of aspects somewhere lost in the background, placed there like an ineffective programmers that are less diffused on prime-time.
An effective communication is focused on some ingenious elements. These elements are able to capture the interest, or, in other words the production of media messages must convene and satisfy public interests. That’s the reason why the combination of known elements with those that have a novel character will claim media consumption.
From my point of view RTP2 is a media company that focuses on the macro-effects of the mass communication, expressed through an evident sleeper-effect. RTP2 will fortify the programs itinerary which will lead to a routine media climate. This channel presents clearly the unifying effect which implies the media-repetitive omnipresence.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Nike vs Adidas
Abordei na aula de hoje (13-11) as semelhanças entre os anúncios publicitários televisivos das companhias multinacionais desportivas Adidas e Nike. A humanidade que ambas tentam divulgar parece ser o Principal Diferencial, já que a qualidade dos produtos que disponibilizam parece ser semelhante.
Aqui vos deixo os anúncios que referi na aula, uns dos meus favoritos, seguramente.
Este primeiro chama-nos a atenção para as limitações que, enquanto seres humanos que somos, todos temos. Quanto a mim, dar protagonismo àqueles que não o costumam ter – muitas vezes pelo facto de não ficarem em primeiro lugar – e aos infortúnios que podem ocorrer numa prova desportiva foi uma aposta ganha quanto à qualidade deste anúncio. A música é Hurt, de Johnny Cash.
Este, também da Nike, mostra, como o slogan inicial diz, que tudo o que precisamos está dentro de nós, sublinhando o potencial que o Homem e a Natureza (que aqui partilham espaço numa harmoniosa comunhão) têm. Não existem limites para aquilo que queremos alcançar e, para transmitir isso mesmo, a Nike coloca, no final do anúncio, um conhecido desportista que, mesmo após ter perdido as pernas num acidente, continua a correr (com a ajuda de umas próteses especiais). A música é All These Things That I’ve Done, dos The Killers.
Finalmente o anúncio da Adidas. Escolhi este, de 2006, porque os mais recentes têm sido mais direccionados para o futebol. Porém, a filosofia é a mesma: convidar desportistas famosos. Desta feita foi o basquetebolista Kevin Garnett que se vê desempenhando vários papéis diferentes e insólitos. Nada é impossível.
Referências de sites de publicidade
http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/
http://www.misteriojuvenil.com/piratas_momentomagico_pub.htm
E outro site brasileiro:
http://www.ccsp.com.br/
Aulas dos dias 17 e 18 de Novembro
Em função do projecto europeu Euromeduc em que o Ciac (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) da UALg participa, terei de ir a um seminário em Bruxelas na próxima semana. Portanto não teremos aulas nos dias 17 e 18 de Novembro, num total de 4 horas e meia de aulas, que serão repostas nos dias 2 e 9 de Dezembro das 17h às 19h e mais meia hora no dia 8.
Gabriela
Desafio para a reflexão
Depois de uma semana bastante movimentada, com a visita de dois professores da área do audiovisual na nossa universidade, gostaria de debater com vocês alguns tópicos que foram relevantes e que merecem a nossa reflexão.
Por isso lanço os desafios:
Quem se candidata a levantar duas questões interessantes, pertinentes e de reflexão que o Prof. Eduardo Cintra Torres colocou na sua palestra? O post pode tratar tanto da crítica televisiva quanto da publicidade.
E em relação à palestra do Prof. Jorge La Ferla? O post pode tratar tanto da discussão e dos exemplos abordados na palestra sobre TV quanto na palestra de videoarte.
Quem se candidata a falar do trabalho de Nam June Paik? Podem fazer uma pesquisa na net...
Por favor, insiram posts que não sejam muito extensos, caso o sejam, por favor, dividam o texto em partes e coloquem vários posts. Podem colocar imagens também.
Aguardo as colaborações,
Gabriela
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Palestra Literacia da Publicidade - Prof. Eduardo Cintra Torres
Espero que compareçam, porque será muito interessante.
Gabriela
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Novo canal generalista de sinal aberto surge este ano
Foi o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, que apresentou ao Conselho de Ministros a proposta sobre o serviço de radiodifusão televisiva digital.
"O Governo decidiu que parte do espaço remanescente (na plataforma de frequência digital terrestre) deve ser afectada à difusão em sinal aberto de um novo canal generalista", declarou o ministro dos Assuntos Parlamentares.
Quanto ao lançamento do concurso público para o lançamento desse novo canal generalista em sinal aberto, concorrente da RTP, SIC e TVI, o governo prevê na proposta que ele deverá ocorrer obrigatoriamente num prazo até 180 dias após o acto público do concurso para a plataforma digital terrestre.
"Naturalmente, neste processo, primeiro tem que ser lançada a plataforma tecnológica e só depois podem ser lançados os concursos para os novos conteúdos dessa plataforma", justificou o membro do Executivo.
Conta-me como foi

Todo o enredo inicia-se em Março de 1968 e relata a vida de uma família lisboeta da classe média-baixa que, por isso, se bate todos os meses com dificuldades económicas para suster uma família composta pelos pais: António e Margarida Lopes (Miguel Guilherme e Rita Blanco); três filhos: a mais velha, Isabel, o do meio, Toni, e o mais novo, Carlos, de 8 anos, que, paralelamente ao enredo, é quem vai narrando a história, não com a voz do próprio actor, mas com a voz da sua versão actual, em voz off, ou melhor, voz over. No seio da família há ainda a Dona Hermínia, a avó, mãe de Margarida.
Enquanto se acompanha as peripécias desta família, de onde se destaca o emprego de António, os desejos caprichosos de Isabel, as irresponsabilidades adolescentes e a ida para a universidade de Toni e as aventuras na escola e no bairro de Carlos, acompanha-se também a evolução social, económica e política de um Portugal marcado pelo regime ditatorial de Salazar, as suas contenções e proibições. Apresenta-se também a evolução das tendências da moda, que chegava nuclearmente de Paris, e até o aparecimento da televisão.
Uma família pobre, mas honrada. Este é o conceito de família perfeita que o Regime incutia e que Conta-me como foi retrata, na minha opinião, muitíssimo bem.
Em seguida deixo os genéricos das duas versões desta série: a original, espanhola, produzida pela TVE e a portuguesa, o formato adaptado produzida pela RTP.
Posteriormente podemos discutir mais aprofundadamente o enredo e a utilidade desta série.