sábado, 17 de janeiro de 2009

Cartaz das Artes


A TVI transmite ao início da madrugada, um programa semanal dedicado à divulgação cultural, ou seja, de genero cultural, entretenimento e jornalístico.
O "Cartaz das Artes" foi criado no âmbito do protocolo estabelecido em 2003, atravês do Governo e pelastrês estaçãoes de televisão (RTP1, SIC, E TVI),foi distinguindo pelo Movimento de Arte Contemporânea. O programa é da autoria de António Lopes da Silva, que também o edita, produz e realiza. o programa é apresentado por João Paulo Sacadura, Carla Mendes é a asssistente de produção e Filipa Faria é a jornalista. De acordo com dados da Direcção de Marketing e Relações Exteriores da TVI, o programa "Cartaz das Artes" é visto por cerca de 300 mil espectadores. Porém, este programa já ganhou no ano 2005 o prémio MAC (Movimento da Arte Contemporânea) , sendo considerado o melhor programa de cáracter cultural e jornalístico da televisão. Além deste prémio, e dentro da categoria de programa cultural de televisão, a jornalista Filipa Faria foi galardoada como melhor jornalista, João Paulo Sacadura como melhor apresentador e por fim, António Lopes da Silva recebeu o prémio de realização.
O conteúdo deste programa inclui: destaques para filmes que estreiam durante a semana, etrevista com cantores, reportagem sobre uma exposição, reportagem sobre uma peça teatral... e ainda a sugestão da agenda cultural para a semana.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Censura ao jornalismo

Estávamos falando sobre o papel desempenhado pelos jornalistas estrangeiros no conflito Israel - Palestina na última aula e recebi este artigo da Carta Maior, que é uma agência de notícias independente dos grande grupos mediáticos, vale a pena ler. Disponível em http://www.agenciacartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15464

Pode-se também subscrever o boletim para recebê-lo regularmente na página http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm?boletim_id=512

Volkswagen Passat CC

A Volkswagen apresenta o novo modelo Passat CC, este novo coupé comfort de quatro portas é irresistivel no seu interior, oferecendo o conforto de um autêntico modelo de quatro bancos integrais, e mantendo, no exterior, o estilo tipicamente dinâmico de um coupé. As vantagens desse conceito crossover saltam á vista: não é preciso renunciar nem a um conforto generoso nem a um elegante design desportivo. Todas as ambições estão reunidas num mesmo chassis.
Dinâmica desportiva e conforto sem limites marcam a personalidade deste novo volkswagen.
Este anúncio publicitário despertou-me interesse pelo modo como seduz o espectador, pois é difícil passar indiferente ao charme do novo Passat CC: mal vemos o carro, somos levados a admirar o design e a beleza do mesmo ignorando por completo alguns pormenores bizarros, tais como a senhora a passear o leopardo. Tal como outros spots publicitários, este está bem adequado ao slogan "Depois de o ver, não verá mais nada".

Carina Encarnação

Coca Cola vs Pepsi

As marcas Coca-Cola e Pepsi sempre disputaram a atenção do consumidor, sendo ambas bastante consumidas pelo público mais jovem, apesar da vencedora de vendas ao público ser a Coca Cola.
Este video é um anúncio censurado, que é um exemplo da competitividade existente entre as duas marcas anteriormente referenciadas, defendendo que a Pepsi é superior à Coca Cola, sendo notável através da atitude do rapaz: utilizar a Coca Cola como meio para alcançar o que realmente deseja, a Pepsi .

Carina Encarnação

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Balada da Neve

Segue o link do artigo de opinião de Nuno Brederode Santos sobre a cobertura jornalística do mau tempo nestes últimos dias. Uma severa crítica do autor ao telejornalismo que vem sendo praticado no nosso país.
Veja http://dn.sapo.pt/2009/01/11/opiniao/balada_neve.html

Indicações para a realização dos trabalhos

Reportagem

Deve conter:
imagens captadas que introduzem o tema
entrevistas com pelo menos duas pessoas que possam contrapor pontos de vista

Deve ter:
Entre 1 minuto e meio e 3 minutos
Pode ter, no máximo, 5 minutos

Grupo: 1 a 3 alunos

Análise individual do programa de TV

Parte 1 – contextualização do programa (génese, canal, mercado, audiência, etc.)
Parte 2 – análise de um episódio ou de uma emissão a partir da ficha de avaliação de programas entregue em sala de aula (cópia na Radical)


Datas de entrega:

Reportagem: 05/02
Análise individual do programa de TV: 10/02

Atenção:
Todos os grupos/alunos devem entregar todos os trabalhos da disciplina em um CD ou DVD.

Entrevista a José Sócrates _ SIC

Conforme comentei na aula de hoje sobre a conduta da entrevista feita pelos jornalistas Ricardo Costa e José Gomes Ferreira no dia 5 de Janeiro na SIC ao Primeiro Ministro José Sócrates, envio abaixo o link da entrevista:
http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Jornal+da+Noite/2009/1/entrevistaajosesocrates.htm

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

"CarSeguros" - A segurança do seu lado!

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quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

BARCLAYCARD

Barclaycard apresenta a facilidade de um novo cartão que permite pagamentos de pequenas quantias sem contacto, apenas por detecção.
Este anuncio publicitário mostra-nos como passar ao lado do caos nas grandes cidades.

" How a card can make our life easier – such as: have fun going home! "

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Fábrica de Sonhos.

Quatro meses foi o tempo necessário para a fabricação de um sonho onde a Nike pretende passar aos jovens a mensagem que com determinação e empenho alcançam todos os benefícios materiais que ambicionam. Se uma geração de jovens futebolistas é desta forma catapultada para as recompensas financeiras num spot produzido em apenas quatro meses, levantamos aqui a questão: quanto tempo será necessário para produzir um em que a tónica seja a dos princípios morais no desporto?

http://inside.nike.com/blogs/nikefootball-en_GB/2008/06/29/the-directors-cut

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

MICHELIN


Michelin é uma das principais fabricantes de pneus do mundo, recentemente lançou um novo modelo Michelin Energy Saver, como a imagem nos mostra. O pneu que poupa combustível e respeita o meio ambiente, pois este garante menos consumo de combustível e ainda mais segurança. A Michelin e a concorrência têm como objectivo garantir a qualidade da sua marca e a venda do seu produto, consoante a imagem que é transmitida para o público-alvo. A Michelin para assegurar a sua marca aconselha: "Para reduzir o consumo de combustível com um pneu seguro e duradouro, a solução é Michelin Energy Saver".